sábado, 27 de outubro de 2012

CÉLULA-MATER

Polêmica nº 11
* Família: célula-mater

Denomina-se família um conjunto de pessoas com um grau de parentesco entre si e que vivem juntas, formando um lar. Tradicionalmente, família seria formada pelo pai, pela mãe e pelos filhos. Atualmente isso não traduz a realidade, uma vez que a sociedade vive um cenário familiar cada vez mais heterogêneo: famílias formadas por avós e netos; tios e sobrinhos; pares homoafetivos e filhos adotados entre outras. O fato é que as características da família podem mudar, mas a essência continua a mesma. Ela é a base de tudo e nela serão constituídos valores e costumes que podem vir a ser determinantes na vida de cada um.
Na escola é comum ouvir os professores cobrarem uma participação mais efetiva da família em relação à vida escolar do aluno. Percebe-se que, se ela não fosse fundamental, com certeza não haveria necessidade de estar tão presente na escola. Embora a instituição escolar seja a base criticossocial do educando, lugar formador de opiniões e capaz de tornar o indivíduo em autor do próprio discurso, é na família que está a origem do ser: o caráter; os valores morais; as crenças; as virtudes e as tradições. Isso não será modificado! Não importa a estrutura ou a característica de uma família. Ela sempre irá influenciar positiva ou negativamente na vida de um indivíduo, afinal ela é o centro.
A família é a "instituição" capaz de provocar a mudança a qual queremos alcançar no mundo. Os estudos, o trabalho, os amigos e a escola são coadjuvantes quando comparados ao poder de uma família sobre alguém. Quando bem estruturada, diminui a competição desenfreada, o culto ao individualismo e a cobiça. Quando é relegada a um plano inferior, perde sua importância, torna tudo muito mais difícil - o que acontece na escola é um bom exemplo. Logo, a família é sem dúvidas o alicerce da sociedade, atuando maléfica ou beneficamente sobre a vida de todos nós.

Caroline Fernandes Ribeiro


Galerinha, o próximo texto trará o ponto de vista sobre a sustentabilidade.
Abraços!

3 comentários:

  1. Carol, li seu texto sobre a família e achei impecável, parabéns querida por sua iniciativa! Se me permite, irei copiá-lo para utilização futura, mas não se preocupe, lembrarei de citar a autoria. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá, pode utilizar sempre que desejar! É um imenso prazer compartilhar experiências =D

    ResponderExcluir
  3. E há quem diga que a família é um projeto falido. Se assim for, a sociedade já está fadada ao fracasso. Por mais completa, bem planejada, cuidadosa e construtiva possa vir a ser a educação formal, os valores familiares são insubstituíveis. Infelizmente, exigências das mais variadas têm furtado das crianças o prazer de estar com o "papai herói" e com a "melhor mãe do mundo". Não são os eletrônicos que vão compensar a ausência de um conselho, de um carinho, de uma bronca, de uma "pelada", de uma estória contada. São vazios que nunca mais serão preenchidos...

    ResponderExcluir