Ética, como recuperá-la?
Se a ética é buscar o bem, tentar combater os vícios e as fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, o Brasil está indo de mal a pior. Estamos vivendo um período turbulento no qual só tem corrupção. Isto é fato!
Poder-se-ia dizer que os escândalos atuais quebram totalmente o conceito que temos sobre a ética, uma vez que consideramos uma política autêntica aquela que tem um compromisso direto com os valores morais de uma sociedade. Nos deparamos com o desrespeito ao cidadão cuja culpa está extremamente voltada ao descaso do governo. A ética está perdida no meio de tanta falta de caráter a qual vai se tornando banal a cada dia que passa. Esta situação é o cúmulo do absurdo, do intolerável, é indiscutivelmente inaceitável.
Além da falta de honestidade na política, a mídia aproveita o embalo e nos bombardeia com informações cujas intenções são diretamente proporcionais aos interesses dela. Tudo isso que vemos na televisão não passam de verdades outorgadas por ela, então, não podemos absorvê-las necessariamente como a realidade dos fatos. Os vários casos de corrupção que vem à tona são passados ao público, mas de forma tendenciosa através da mídia, caracterizando outra vez a ausência de ética.
O resgate da ética no Brasil seria muito difícil.Nós mesmos teríamos que nos submeter a uma reformulação geral, afinal todos nós ferimos a nossa própria ética.
A educação, por sua vez, é fundamental para que se tenha a consciência apta ao conceito de ética, pois agimos por força do hábito e dos nossos costumes, fazendo com que a nossa realidade, tanto social quanto política e cultural seja naturalizada. Perdemos a capacidade de criticar, ou seja, não praticamos devidamente a ética, não buscamos a compreensão da nossa realidade moral. Contudo, uma solução bastante significativa seria um investimento maciço na educação.
No Brasil encontramos pessoas que por falta de uma educação bem estruturada dizem que não existe ética aqui. Será? Podemos levar em consideração o fato de o país ser marcado pelas injustiças sócio-econômicas, pela exploração da mão-de-obra, pelo preconceito sexual e racial e concluir que a ética realmente não se encontra presente. Mas será que investir nessa idéia de sempre afirmar que o Brasil não tem jeito, continuar com essa descrença e com esse desânimo ajudaria o país a se restabelecer? Aí é que entra a necessidade de uma boa educação. O povo acha normal viver em favelas, ver mendigos nas ruas, o mensalão, impeachment e o desvio do Fundef. Naturalizaram as injustiças presentes no dia-a-dia. Dessa forma fica cada vez mais difícil a conscientização adequada que o povo deveria ter.
Enfim, a ética envolve uma série de complicações, nos fazendo entender que o Brasil necessita passar por uma mudança radical, pois a política a qual me refiro é absolutamente imperfeita, o social é desigual e a economia só favorece aos interesses e satisfação da minoria. ACORDA BRASIL!